Fique Ligado!

Atrás da verde-e-rosa, só não vai quem já morreu

COD 4
0 0

Por – Mauricio Fontes |

Você já se perguntou o que seria CURIOSIDADE?!
De acordo com o dicionário, Curiosidade é a qualidade do que é curioso; que tem grande vontade de saber. Informação igualmente surpreendente e interessante. Então, baseados nessa definição vamos desvendar algumas curiosidades acerca da criação da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

O nome da agremiação foi inspirado na estação de trem próxima a sua comunidade. A Estação de trem Mangueira tinha esse nome em referência à Fábrica de Chapéus Mangueira e à quantidade de mangueiras existentes na região. Baseado nisso, Cartola sugeriu esse nome à escola, pois Mangueira era o nome da primeira estação no trajeto entre a Central do Brasil e o subúrbio carioca. As cores da escola também foram escolhidas por Cartola em referência ao Rancho Carnavalesco do Arrepiado, frequentado pelo seu pai, que tinha como cores oficiais o verde e o rosa.

No início de sua história, a Estação Primeira de Mangueira não tinha um símbolo definido. Já foram usados diversos símbolos e, até mesmo, uma águia. No início da década de 1960, na gestão do presidente Roberto Paulino, a escola instituiu seu símbolo definitivo. Idealizado por Manuel Pereira Filho (Beleléu) e desenhado por Darque Dias Moreira (Sinhôzinho), o símbolo da Mangueira consiste em um surdo coroado e com ramos de louro em volta. O surdo simboliza o samba; a coroa representa a Mangueira como a “rainha do samba”; e os louros significam as vitórias da agremiação. O símbolo foi registrado por Beleléu no Departamento de Censura, sendo adotado definitivamente pela escola.

A bandeira da escola é formada por um retângulo, com dezesseis raios, dispostos em cores alternadas (oito verdes e oito rosas), partindo do centro em direção às extremidades do pavilhão. No centro da bandeira, há um octógono na cor verde onde, no seu interior, se encontra o logotipo com os símbolos da agremiação.

Todas essas curiosidades que dizem respeito à história da nossa escola são fundamentais para todos aqueles que carregam a Mangueira em seu coração.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.