G.R.E.S Unidos de Padre Miguel

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Padre Miguel (ou simplesmente Unidos de Padre Miguel e UPM) é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro. Entre os sambistas cariocas é carinhosamente chamada de UPM ou só de Unidos. Foi fundada no dia 12 de novembro de 1957. Está sediada na Rua Mesquita 8, na comunidade da Vila Vintém, no bairro carioca de Padre Miguel. Possui seis campeonatos conquistados em grupos de acesso.

Em seu primeiro desfile na Praça Onze em 1959, sagrou-se campeã e adquiriu o direito de se apresentar entre as grandes em 1960. Entretanto, a má colocação que obteve, a fez retornar às categorias inferiores.

Um de seus primeiros símbolos era o boi vermelho, que acabou substituído posteriormente por um aperto de mão interracial.[2]

A escola voltou a desfilar entre as grandes em 1964, 1971 e 1972. Após o incremento financeiro de Castor de Andrade à Mocidade Independente de Padre Miguel, a escola se distanciou dos principais grupos cariocas, chegando, inclusive, a não desfilar em alguns anos.

Paradoxalmente, nos anos 2000, após uma fase de estagnação da coirmã de Padre Miguel, a Unidos trilhou um caminho de sucesso. Com dois campeonatos seguidos. Em 2005 no Grupo D e em 2006 no Grupo C, saiu do último grupo do carnaval carioca até o retorno ao desfile no sambódromo em 2006, pelo Grupo B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.